A cultura empresarial pode ser definida como o resultado de uma mistura equilibrada de psicologia organizacional, atitudes, acções e crenças que, quando combinadas, definem não só o ambiente geral de uma empresa, como também a sua capacidade (teórica) de atingir os objectivos propostos.
A cultura de uma empresa não pode ser comprada ou fabricada. Tem de ser criada, e mantida, por todos os elementos da organização, exigindo tempo, dedicação e esforço; o retorno deste investimento raramente é imediato mas, regra geral, dá à empresa acesso a uma série de benefícios:
- Foco: permite alinhar toda a empresa na concretização da sua visão, missão e objectivos.
- Motivação: aumenta a motivação e lealdade dos colaboradores.
- Ligação: cria coesão nas equipas, em todos os departamentos da empresa.
- Consistência: melhora a coordenação e controlo em todos os sectores da empresa.
- Espírito: modela o comportamento dos colaboradores, tornando a empresa mais eficiente e um local mais agradável para trabalhar.
- Liderança. A cultura da empresa deve ser orgânica e evoluir ao longo do tempo. É alimentada e inspirada por uma liderança envolvida, activa e informada acerca das realidades do negócio. O líder, ou líderes, importam-se verdadeiramente com o papel da empresa no mundo, demonstram grande paixão no seu trabalho, possuem excelentes capacidades de comunicação e têm a capacidade de motivar quem os rodeia, conseguindo criar ambientes de trabalho em que a visão, missão, valores e objectivos da empresa são perfeitamente conhecidos e estão bem presentes em todos os membros da organização - independentemente da sua função.
- Valores. Há uma diferença substancial entre falar e viver os valores que constituem a base da cultura de uma organização. A cultura empresarial é dependente dos valores estabelecidos, que devem ser postos em prática diariamente e integrados em cada pessoa e departamento. Se queremos que a nossa organização seja dirigida pelos valores estabelecidos temos de tentar, acima de tudo, que as pessoas que contratamos partilhem esses mesmos valores. Se queremos que a nossa organização seja um reflexo da nossa cultura, temos de estar preparados para dar poder e responsabilidade às pessoas, assegurando-nos que todos compreendem o que se espera deles.
- Responsabilidade. Uma cultura forte assenta no poder individual concedido a cada um dos membros da organização, reconhece os seus talentos e dá-lhes um papel bem definido. Em troca, espera-se que cada elemento seja responsável pelo seu trabalho, que o desempenhe sem necessidade constante de controlo e que tenha a capacidade de assumir falhas ou erros.
- Sucesso e Erros. A maioria das empresas funciona a um ritmo tão veloz que, com frequência, se esquece de celebrar as suas vitórias, pequenas ou grandes, e raramente tem tempo (ou humildade) suficiente para reconhecer e aprender as lições transmitidas pelos erros cometidos. As vitórias devem ser celebradas, os erros devem ser reconhecidos e ambos devem ser partilhados com frequência.
{Dúvidas? Sugestões? Fiquem à vontade para se fazerem ouvir nos comentários!}
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