09 agosto 2013

Buffer, cada vez gostamos mais de ti!

Deixe um comentário

Quando comecei a levar isto das redes sociais mais a sério (exigências da profissão), decidi adquirir o Socialite, uma aplicação muito interessante pensada para todos os que gostam de estar em vários sítios ao mesmo tempo. Acompanhar os tópicos do momento e disparates aleatórios no Twitter, estar em contacto com os amigos no Facebook, comentar uma foto no Flickr e receber as últimas actualizações dos meus blogs preferidos, tudo sem sair da mesma janela, foi, sem dúvida, o ponto mais forte que me fez ficar fiel ao Socialite. No entanto, utilizar uma ferramenta deste género mostrou-me que, quando alguém partilha uma enxurrada de conteúdos (como as 150 fotos tiradas no aniversário da filha ou os 30 tweets de um acordar difícil - fruto, digo eu, da sensibilidade digital de uma carrinha de caixa aberta!), a probabilidade de entrarmos em pânico por excesso de informação aumenta exponencialmente.

Para além deste pequeno inconveniente, pensava no bom que seria se existisse uma ferramenta que me permitisse partilhar informação nas redes sociais em que sou mais activo, segmentada para diferentes públicos (no meu caso, amigos versus contactos profissionais) e publicada apenas em determinadas horas ou intervalos de tempo, controlando o número de publicações para não torrar a paciência à minha audiência fiel (que poderia ser maior se a minha mãe tivesse Facebook). Numa troca de ideias com um amigo (que podem conhecer aqui), descobri que este El Dorado digital existia e tinha um nome: Buffer. Amor ao primeiro clique e adeus Socialite, foi bom enquanto durou!

Buffer é uma ferramenta online que permite aos utilizadores um maior controlo sobre as horas de publicação dos seus conteúdos, em diferentes plataformas (o plano gratuito permite-nos ligar uma conta de Facebook, Twitter e Linkedin). Não sendo um problema que tira o sono à maioria das pessoas, é uma necessidade real para quem faz das redes sociais vida e tem de garantir que os conteúdos chegam às pessoas certas, na hora certa. Se à capacidade de agendar conteúdos juntarmos algumas métricas simples (como, por exemplo, comentários e likes, no Facebook, ou retweets, favoritos e menções, no Twitter), e a introdução, anunciada no final de Julho, da possibilidade de modificar a hora de um post específico, é fácil de perceber porque é que o Buffer continua a ser uma ferramenta de referência da indústria do Social Media.

A flexibilidade na gestão dos conteúdos, introduzida pela nova actualização, é uma grande vantagem para os que, como eu, gostam de definir uma agenda de publicação e, se necessário, introduzir conteúdos novos sem modificar o plano inicial - especialmente quando um tema passa a ter muito destaque e não estava previsto falar sobre ele. Agendar retweets é, também, uma utilização muito interessante da nova capacidade (mais ainda quando pretendemos manter o número de tweets relativamente controlado), assim como, e esta dada pelo próprio Buffer, agendar mensagens de parabéns que, confesso, é a minha favorita - admito, tenho uma certa tendência para me esquecer e sinto alguma vergonha quando tenho de escrever “parabéns atrasados”!

Para quem não conhece o Buffer, ou conhece mas nunca lhe deu muita atenção, sugiro que experimente, principalmente se utiliza (ou pensa utilizar) uma rede social para fins profissionais e não tem disponibilidade para publicar conteúdos naquele momento exacto em que o seu público está mais receptivo.

0 comentário(s) :

Enviar um comentário